Tecnologia na Educação Infantil
O computador na Educação Infantil é utilizado para brincar e aprender. Brincar sim, por que não? Além de dar-nos a oportunidade de reforçar conteúdos, trabalhar cores, formas e números, faz a criança pensar e criar.
Quando a criança usa um software adequado a sua faixa etária, ela tem que pensar nos caminhos que irá escolher, pois cada escolha a levará para outros desafios, outros caminhos e na grande maioria das vezes, ela terá que voltar pelo mesmo caminho. É maravilhoso ver uma criança em seus primeiros contatos com um computador, pois diferentemente dos adultos, ela não tem medo, toca e explora sem receio de quebrar a máquina ou pensar nas consequências caso isto aconteça. É ainda mais significativo quando pega o "dedinho" e fica levantando hipóteses de como deve agir, ou memo mostrando ao coleguinha, seu encantamento por determinada atividade proposta pela aula ou software. Na verdade, neste momento, a criança está construindo seu conhecimento.
Em trabalho realizado com a Educação Infantil numa escola da rede particular de ensino de Niterói, iniciamos o período trabalhando com os softwares Mickey 123, Donald e Menino Curioso. Os mesmos foram explorados nas aulas possibilitando o amadurecimento com relação ao reconhecimento das letras e números associados a cores e sons, bem como a independência ao utilizar o computador. De forma lúdica, os alunos mergulharam nas aulas de Informática com muita alegria e entusiasmo.
O computador na Educação Infantil é utilizado para brincar e aprender. Brincar sim, por que não? Além de dar-nos a oportunidade de reforçar conteúdos, trabalhar cores, formas e números, faz a criança pensar e criar.
Quando a criança usa um software adequado a sua faixa etária, ela tem que pensar nos caminhos que irá escolher, pois cada escolha a levará para outros desafios, outros caminhos e na grande maioria das vezes, ela terá que voltar pelo mesmo caminho. É maravilhoso ver uma criança em seus primeiros contatos com um computador, pois diferentemente dos adultos, ela não tem medo, toca e explora sem receio de quebrar a máquina ou pensar nas consequências caso isto aconteça. É ainda mais significativo quando pega o "dedinho" e fica levantando hipóteses de como deve agir, ou memo mostrando ao coleguinha, seu encantamento por determinada atividade proposta pela aula ou software. Na verdade, neste momento, a criança está construindo seu conhecimento.
Em trabalho realizado com a Educação Infantil numa escola da rede particular de ensino de Niterói, iniciamos o período trabalhando com os softwares Mickey 123, Donald e Menino Curioso. Os mesmos foram explorados nas aulas possibilitando o amadurecimento com relação ao reconhecimento das letras e números associados a cores e sons, bem como a independência ao utilizar o computador. De forma lúdica, os alunos mergulharam nas aulas de Informática com muita alegria e entusiasmo.
Em seguida, trabalhamos com alguns softwares educativos associados ao tema: “Projetando um futuro melhor”, com o objetivo de internalizar a questão da preservação do Meio Ambiente em prol de uma qualidade de vida melhor. Através dos softwares educacionais, focamos a importância e a conscientização da reciclagem; os animais que fazem parte do nosso Meio Ambiente e os elementos presentes na natureza.
Alguns dos softwares explorados pelos alunos:
"Menino Curioso"
"Menino Curioso"
"Kids World"
"Catch a Match"
"Brincando com Ariê"
Show. Muito bom esse blog!!!!!!!!!!
ResponderExcluir